18 de fev. de 2008

PRONOMES DE TRATAMENTO

Dentre os pronomes pessoais, existem os pronomes de tratamento.

Pronomes de tratamento são aqueles que utilizamos no trato cortês e cerimonioso com as pessoas. Os mais empregados em nosso dia-a-dia são você e sua variante vocês, cujas abreviaturas são v. e vv., respectivamente, e senhor e suas variantes senhores, senhora e senhoras, cujas abreviaturas são Sr., Srs., Sr.a e Sr.as. Esses pronomes de tratamento você utiliza diariamente e, temos certeza, eles não lhe acarretam muitas dificuldades. O grande problema, mesmo, são os pronomes de tratamento mais cerimoniosos, aqueles usados nas correspondências comerciais e oficiais. É deles que vamos falar.


As gramáticas e os compêndios tradicionais de nossa língua costumam trazer, em suas páginas, uma relação enorme de pronomes de tratamento. Como não queremos nos alongar muito, vamos abordar aqui aqueles mais utilizados no cotidiano das empresas e das repartições oficiais. São eles:

Vossa Senhoria e a variação Vossas Senhorias, cujas abreviaturas oficiais são V.S.a V.S.as, respectivamente — usado para se dirigir a comerciantes em geral, profissionais liberais, oficiais militares até a patente de coronel, chefes de seção, funcionários públicos em geral, diretores de escolas em todos os níveis, vereadores (com exceção do presidente da Câmara), delegados de polícia, promotores de justiça, presidentes de clubes e associações, etc.;


Vossa Excelência e a variante Vossas Excelências, cujas abreviaturas oficiais são V. Ex.a e V. Ex.as, respectivamente — usada para se dirigir a oficiais militares com patentes superiores à de coronel, deputados, senadores, embaixadores, professores de curso superior, ministros de Estado e de Tribunais, governadores de Estados, secretários de Estado, presidente da República (sempre escrito por extenso), juízes de Direito, prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e outras autoridades de relevo na sociedade.

Essas são as que mais usamos em nosso cotidiano. O caro Leitor poderá encontrar uma relação mais extensa dos pronomes de tratamento nos bons compêndios de nossa língua. O índice bibliográfico, no final deste trabalho, poderá auxiliá-lo a escolher uma boa obra da área de Língua Portuguesa.



Sobre os pronomes de tratamento, convém fazer alguns esclarecimentos:



a) Os únicos pronomes de tratamento que se escrevem com inicial minúscula são você e sua variante vocês.. Os demais, obrigatoriamente, têm de ser grafados com letras iniciais maiúsculas.



b) Os pronomes de tratamento são sempre acompanhados dos possessivos vossa e sua. O primeiro usamos quando nos dirigimos à pessoa (Vossa Excelência está cansado? Vossa Senhoria dormiu bem?); o segundo utilizamos quando nos referimos à pessoa, falamos dela (Sua Excelência está cansado, por isso não veio à festa. Sua Senhoria virá visitá-lo amanhã, com certeza).



c) Cuidado: os pronomes possessivos e oblíquos ficam sempre na terceira pessoa, assim como os verbos. Veja os exemplos que seguem.



Vossa Excelência chegou com seus auxiliares.

Vossa Senhoria pode me dar sua atenção por uns minutos?

Vossa Excelência pode me dizer onde poderei encontrá-lo amanhã.

Vossa Senhoria deve levar sua família ao evento.



CUIDADO: nunca escreva ou diga frases como estas: Vossa Excelência chegou com vossos auxiliares ou Vossa Senhoria poderá levar vossa família... Isso é absolutamente errado.

Nenhum comentário: