18 de fev. de 2008

DA TEORIA À PRÁTICA

Vamos propor-lhe agora alguns testes, ou seja, alguns exercícios, para que você averigúe seus conhecimentos de nossa língua.



1) Inicialmente, tente passa para o plural as seguintes frases:



O chapéu do coronel é de papel.

Comprei um limão, mas Maria comprou dois __________.

O cidadão cumpre seu dever.

Ele é um boa-vida.

Ela adora pé-de-moleque.



2) Qual o sujeito da oração abaixo?



Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heróico o brado retumbante.



3) Conjugue, no presente do indicativo, os seguintes verbos: aguar, nomear, precaver, requerer, abolir e falir.A



4) Conjugue o verbo pôr no pretérito imperfeito e no futuro, ambos do subjuntivo. Vamos até facilitar as coisas para você.



Pretérito perfeito do subjuntivo Futuro do subjuntivo

Se eu Quando eu

Se tu Quanto tu

Se ele Quando ele

Se nós Quando nós

Se vós Quando vós

Se eles Quando eles



5) Conjugue o verbo intervir no pretérito perfeito do indicativo.



6) Complete os espaços em branco com por que, por quê, porque ou porquê, conforme o caso.

a. Eliana não foi à escola ___________está doente.

b. Não sei ___________Eliana não foi à escola hoje.

c. ____________vocês brigaram com Paulo?

d. Nós brigamos com Paulo __________ele é muito teimoso.

e. Elas fizeram isso __________?

f. Não sabemos o __________ de toda essa confusão.

g. Regina, você não foi à festa __________, minha filha?

h. Vocês foram a São Paulo ___________estradas?

i. Não fui à festa de seu aniversário ___________estava chovendo muito.

j. Você fez isso ___________? _____________eu quis.



7) Assinale com um “x” as palavras que estão grafadas corretamente.

( ) gostozo ( ) bem-vindo ( ) mal-me-quer ( ) malmequer

( ) cabelereiro ( ) dignitário ( ) espontâneo ( ) previlégio



8) Acentue corretamente as palavras abaixo, quando necessário.

caixa — linguiça — bebado — rubrica — alcool — interim — heroi

por (verbo) — por (preposição) — para (preposição) — para (verbo).



9) Nas frases abaixo, coloque o acento grave (sinal indicativo de crase) quando necessário.



Fui a festa do aniversário de Rosa.

Não costumo ir a bailes.

Solange não deu nenhuma atenção aquele rapaz.

Fui a Brasília encontrar-me com alguns deputados.

Pedro e João foram a Bahia na semana passada.

Maurício escreve a Machado de Assis.



10) Todas as frases abaixo têm pelo menos um erro gramatical. Reescreva as frases, corrigindo-as.



Paulo você não está afim de ir no jogo.

Não sei por que vocês não interviram no caso.

Ana Maria, formou-se em Medicina.

Não assisti o jogo do Brasil.

Sou professor, tendo formado-me em 1980.

Aluga-se casas.

Sei apenas que encontraram-se pouco antes de casarem.

Tratam-se de pessoas indôneas.

Segundo Roberto as moças foram para casa cedo.

O assunto foi discutido a nível de diretoria somente.

Nenhum comentário: