18 de fev. de 2008

ALGUNS VERBOS IRREGULARES

Qual, na sua opinião, é o tempo verbal mais difícil de ser conjugado?


Calma! Vou ajudá-lo/la. Tente conjugar, por exemplo, os verbos resfolegar, comprazer-se. precaver-se, prover, reaver, abolir e submergir.



Conseguiu?



Pois é, caro Leitor: o tempo verbal mais difícil de ser conjugado, como você mesmo pôde perceber, é o presente do indicativo. Ele é um dos três tempos primitivos e o primeiro tempo verbal que recitamos ao conjugarmos um verbo.


Vamos ver, pois, alguns exemplos de conjugação de verbo.


O verbo mobiliar, por exemplo, como o conjugamos? Qual das duas frases abaixo está correta quanto à conjugação do verbo mobiliar?


a) Eu mobilio (lío) a casa.

b) Eu mobílio a casa.



Acertou quem optou pela segunda, pois assim se conjuga o verbo mobiliar no presente do indicativo: mobílio, mobílias, mobília (ele mobília a casa), mobiliamos, mobiliais, mobíliam.


O verbo aguar, por exemplo, muita gente diz: Eu agôo as plantas. Nada disso. A forma correta é: eu águo as plantas, tu águas as plantas, ele água as plantas, nós aguamos as plantas, eles águam as plantas.


O verbo magoar é também vítima constante de transgressões: muita gente diz Aquela menina mágua as pessoas. Absurdo, pois a forma correta é: Aquela menina magoa as pessoas — eu magôo, tu magoas, ele magoa, nós magoamos, vós magoais, eles magoam.


Você, a propósito, soube conjugar o verbo resfolegar no presente do indicativo? Se não, conjuguemo-no: eu resfolgo, tu resfolgas, ele resfolga, nós resfolegamos, vós resfolegais, eles resfolgam.


Como se conjuga o verbo jazer?


Muito fácil: eu jazo, tu jazes ele jaz, nós jazemos, vós jazeis, eles jazem.


Um verbo muito comum em vestibulares e concursos é precaver. É um tal de eu me precavenho, eu me precavejo, tu te precavéns, ele se precavém, etc. Tudo isso é bobagem. O verbo precaver, no presente do indicativo, só se conjuga na 1.a e na 2.a pessoas do plural (nós nos precavemos, vós vos precaveis). Nas outras formas tem de ser substituído por sinônimos, como o verbo prevenir.


Outro caso interessante, também, é o verbo abolir. Ele é defectivo, isto é, não se conjuga na 1.a pessoa do singular — tu aboles, ele abole, nós abolimos, vós abolis, eles abolem.


Um verbo muito comum hoje em dia é falir. Muito cuidado: nunca diga frases como estas:


Essa empresa nunca fale.

Se continuarem a gastar assim, eles falem logo.



Diga assim:


Essa empresa nunca vai à falência.

Se continuarem a gastar assim, vão à falência logo.


Por quê?! — perguntar-me-á você. E eu, com todo o prazer, respondo-lhe: o verbo falir, no presente do indicativo, somente se conjuga nas formas em que à vogal l se segue a vogal i, isto é, só o conjugamos na 1.a e na 2.a pessoa do plural — nós falimos, vós falis. As outras formas definitivamente não existem.


Para finalizar, vejamos o verbo prover. Como conjugá-lo?


É fácil: eu provejo, tu provês, ele provê, nós provemos, vós provedes, eles provêem.


O verbo submergir assim se conjuga no presente do indicativo: submerjo(ê), submerges, submerge, submergimos, submergis, submergem.


Cuidado: dicionários há em que consta a forma eu submirjo, que eu submirja, que tu submirjas, etc. Nada disso. A forma correta, segundo a maioria dos autores por nós consultados, é a que apresentamos no parágrafo anterior. O resto é conversa mole.



Sobre os demais verbos irregulares, anômalos, defectivos e abundantes, procure pesquisar.



Para isso, existem bons dicionários e gramáticas. Consulte o índice bibliográfico no final deste trabalho.



OUTROS VERBOS IRREGULARES



INTERVIR.



Não é raro ouvirmos mesmo pessoas consideradas cultas dizer:



E fulano interviu no caso.



Nada disso! Nada disso! O verbo intervir é derivado do verbo vir e como este deve ser conjugado. Veja:



Eu vim Eu intervim

Tu vieste Tu intervieste

Ele veio Ele interveio

Nós viemos Nós interviemos

Vós viestes Vós interviestes

Eles vieram Eles intervieram.



Veja estes dois exemplos:

A polícia logo interveio no caso.

O governo não intervirá nas negociações.



VERBO REAVER.



O verbo reaver é derivado do verbo haver e como este deve ser conjugado, mas somente nas formas em que aparece a letra v. Ex.:




Eu hei

tu hás

ele há

nós havemos nós reavemos

vós haveis vós reaveis

eles hão



É simples, como podemos ver: basta conjugar o verbo haver; o verbo reaver se conjugará como este nas formas em que aparecer v; contudo, na conjugação do verbo reaver a letra h desaparece. Ex.:



Ele havia — Ele reavia

Ela houve — Ela reouve.

Nenhum comentário: